Céu da semana de 13 a 19 de dezembro de 2021

Por

Semana sai de energia mais confusa para mais otimista e tem ingresso de Marte em Sagitário, trazendo necessidade de sair mais e praticar atividades ao ar livre

Nesta semana, Sol/Netuno até a quarta-feira (15) parece enrolar um pouco o meio de campo com problemas e atrasos, uma característica presente desde a semana passada, junto com a correria de Marte/Júpiter, que também começa a se dissipar.

Porém, animem-se, pois na quinta-feira (16), o Astro Rei começa um ótimo aspecto com Júpiter: todas estas nuvens se dissipam, trazendo uma atmosfera de otimismo e confiança.

Esta é uma semana de “troca de cadeiras”, ou melhor, de planetas de signos, e isto já na segunda-feira (13). Mercúrio entra no concreto e sério Capricórnio, tornando o nosso pensamento mais calculista e voltado para carreira e assuntos estruturais da nossa vida. Mas, paradoxalmente, Marte ingressa em Sagitário, onde inspira mais extroversão na nossa forma de agir – com senso de aventura.

Vênus continua em conjunção com Plutão, aspecto presente desde a semana passada, que produz mais intensidade na nossa vida pessoal e nas relações. Aqui você vai ver sete possíveis manifestações desta combinação.

E, no domingo (19), começa a retrogradação de Vênus, que vai durar até o final de janeiro. Tempo de mais revisão e suscetibilidade nas relações e finanças. Vai ter dicas para você entender esta fase.

No domingo (19), acontece a Lua cheia, nas proximidades da qual tudo parece aumentado. Inclusive, acontecimentos no coletivo tendem a “pegar fogo”, ficando mais enfáticos, chamativos e contundentes. No plano individual, cuide do emocional na fase mais extrovertida fase lunar, mas a que requer mas esforço para manter o equilíbrio.

Sol/Netuno desde a quinta-feira passada: problemas e atrasos

Desde quinta-feira passada (09), e até a quarta (15), o Sol quadra Netuno. Veja as múltiplas manifestações desta combinação, lembrado que nem tudo precisa ocorrer com você.

No coletivo, é um período de aumento de viroses, como a influenza que se abateu sobre o Rio de Janeiro desde o final de novembro e o próprio coronavírus. Portanto, acautele-se, a fase é propensa à contaminação.

Tipicamente, Sol/Netuno pode baixar a imunidade, vitalidade e energia, podendo intensificar os episódios alérgicos. Mais sono.

Nuvens à vista, reduzindo a clareza. Pode ser mais difícil tomar decisões e enxergar situações e pessoas com clareza. Se for possível, aguarde passar esta influência para a tomada de decisões e entender melhor contextos e pessoas. Se não for possível aguardar, você vai ter que fazer um balanço entre intuição e coleta de dados que ajudem em um embasamento racional.

– “Eu vivo sempre no mundo da lua”, já dizia uma música antiga. Preguiça, desmotivação e desejo de sonhar – e não lidar com o mundo real – são típicos desta combinação. Se estiver assim, tudo bem, isto dura alguns dias e depois passa.

Aumento de episódios de esquecimentos e distrações. Se algo precisa de atenção, concentre-se mais.

Algumas pessoas ficam mais sensíveis. Saudades, nostalgias podem emergir. Decepções também ficam mais sujeitas a acontecer por estes dias. Ou seja, esteja pronto para estados de humor mais sensíveis e oscilantes.

Incremento de uso de álcool e drogas. Leve isto em conta, tendo mais cautela ao circular e dirigir. O aspecto vai se somar a uma tensão Marte/Júpiter, que estimula excessos. Ironicamente, há mais sensibilidade a medicamentos e substâncias, com mais efeitos colaterais a partir do uso deles.

O lado positivo do aspecto é um aumento de sensibilidade, de maneira que algumas pessoas utilizam para fazer contato com a intuição, meditar e relaxar. A poesia também fica no ar.

Sol em harmonia com Júpiter a partir de quinta-feira

Um ótimo aspecto começa na quinta-feira (16), trazendo otimismo e animação, e subindo a vitalidade, que pode ter ficado, para algumas pessoas, mais derrubada com Sol/Netuno.

Saímos de uma energia mais confusa e enrolada para algo mais direto e positivo. Sensação de projetos caminhando e de muita fé. Favorecimento de passeios ao ar livre e paisagens. Tudo de bom, não? Aproveite esta influência ensolarada, que abre a semana que vem.

Vênus retrógrado a partir de domingo e as implicações astrológicas disso

Até o final de dezembro, Vênus vai estar em conjunção com Plutão, e, nesta semana, entra em retrogradação a partir do domingo (19), só voltando a assumir o movimento direto no final de janeiro.

Vênus retrógrado requer mais cuidado com intervenções e mudanças estéticas, para não se arrepender, e exige também mais paciência em transações financeiras. É uma época menos próspera no coletivo e na qual deveria haver mais cautela em aquisições de maior porte.

Relacionamentos ficam mais suscetíveis – às vezes até demais -, pois passam por uma revisão. O famoso balanço de relação. Uma dica importante é a diplomacia e a capacidade de se colocar no lugar do outro. Estas habilidades vão ser muito mais necessárias, para evitar tensões e problemas desnecessárias em uma época “cheia de dedos”, em que pequenas coisas podem gerar desavenças.

O que significa Vênus retrógrado?

Vênus em conjunção com Plutão

Acontecendo desde 11/12, a conjunção Vênus de Plutão, por causa da retrogradação de Vênus, ocorre até o final de dezembro. Veja aqui sete possibilidades de manifestação, sendo que nem todas precisão ocorrer com você.

1) Intensidade. Para o bem e para o mal. Memórias do passado podem ser acordadas por esta combinação. Para alguns, este contato com o passado pode envolver descobertas importantes e resgates. Mas a intensidade também aparecer nas relações, com palavras e atitudes mais intensos. Alguns têm uma baixa de autoestima por alguns dias.

2) Erotismo. Esta é uma combinação de forte erotismo. Mas, solteiros, nem sempre atração significa que alguém é compatível com você. Eventualmente, é compatível fisicamente, mas não em outras esferas. Por isto, fiquem de olho. Os famosos “jogos de poder” também podem começar a surgir sob esta combinação.

3) Colocar “os pingos nos is” de alguns relacionamentos. Momentos assim podem surgir na esfera pessoal, profissional, afetiva ou familiar. Crises nas relações e/ou crises para pessoas próximas podem acontecer na vigência deste aspecto. A crise pode ser com a empresa ou administração, com alguém próximo ou no âmbito afetivo, lembrando que uma crise no âmbito afetivo tanto pode ser por um relacionamento existente como pela falta de um. Finalizações de relacionamento (afetivo, profissional, etc) também podem acontecer.

4)  Ex voltarem a dar alô é algo comum com este aspecto, e, dependendo da situação, nem sempre desejável. Esta é a combinação típica de “não parece custar nada, mas no final o preço pode custar caro”.

5) Dinheiro: há mais possibilidade de gastos maiores e “despesas necessárias”, como ter de pagar um conserto de maior vulto. Esteja atento ao dinheiro, para não ficar descapitalizado em janeiro.

6) Mortalidade aumentada no mundo em dezembro. E por “n” motivos, desde as temperaturas extremas que costumam ocorrer nesta época até as mortes que ainda acontecem por conta da pandemia em diversas partes do mundo. Este vai ser um mês crítico para este tipo de questão.

7) Lado positivo da conjunção Vênus/Plutão: a intensidade desta época ajuda em terapia e processos de cura para quem está disposto a grandes mergulhos internos, lidar com assuntos difíceis e realizar transformações. A conjunção ocorre em Capricórnio, o signo do amadurecimento e da responsabilidade.

Marte em tensão com Júpiter: últimos dias

A partir de terça-feira (14), a Marte em quadratura com Júpiter começa a se afastar, aspecto que predominou na primeira quinzena de dezembro e esteve por detrás de excesso de atividades e responsabilidades.

Potencial também de imprudência, com mais notícias de acidentes no coletivo.

Evite atitudes que possam soar como arrogantes e invasivas, pois as relações, com Vênus/Plutão, estão em uma fase mais delicada.

Segunda-feira: Marte ingressa em Sagitário e Mercúrio em Capricórnio

Semana de “dança de cadeiras”, em que dois planetas mudam de signo.

Mercúrio, o planeta da mente, sai do animado Sagitário e ingressa no concreto Capricórnio no dia 13/12, transitando neste signo até 02/01. Tendemos a mudar uma perspectiva mental mais otimista para uma mais cautelosa e que precisa de dados. Também vamos ficar mais preocupados com assuntos estruturais, como carreira. Um ponto forte pode ser uma maior agilidade e foco no trabalho, com reuniões produtivas de trabalho, que geram soluções.

Já Marte sai do intenso e introvertido Escorpião, onde estava desde 30/10, e ingressa em Sagitário também nesta segunda-feira (13), para transitar por este signo até 24/01. As ações tendem mais a extroversão. Sagitário tem muito mais necessidade de sair, se relacionar, praticar esportes e estar ao ar livre do que Escorpião, além de este ser um signo mutável, associado a viagens e deslocamentos. Espírito de aventura nas ações, embora a mente, como foi visto, vá ficar mais calculista.

=> Siga a astróloga Vanessa Tuleski no Instagram

Deixe um comenário