Céu da semana de 9 a 15 de maio de 2022

Por

Semana de início de Mercúrio retrógrado pesa mais a partir da metade, pedindo resiliência e paciência

Nesta semana, duas “viradas de chave”. Uma corriqueira, que acontece 3 vezes por ano, que é o início de Mercúrio retrógrado, durando cerca de vinte dias a partir da terça-feira (10), trazendo mais atrapalhos para o dia a dia, mas também assuntos e pessoas do passado de volta. A segunda é de maior porte: Júpiter, no mesmo dia, ingressa em Áries, onde vai transitar inicialmente por 5 meses e meio. É um trânsito que reforça a competitividade e pede para sair da zona de conforto.

Na segunda metade da semana, começam dois aspectos difíceis. Marte conjunto a Netuno reforça os atrapalhos e atrasos de Mercúrio retrógrado, mas pede, também, para respeitar mais o sono e descanso, ter momentos para relaxar. E Sol/Saturno cobra responsabilidade e traz mais frustrações e demoras. Nada que um pouco de paciência e resiliência não ajude, concorda? A partir do domingo (15), o plano mental se amplia, com mais capacidade de ver soluções, com Mercúrio em sextil com Júpiter,

Mercúrio retrógrado a partir de terça-feira: tendências e dicas

Três vezes por ano Mercúrio fica retrógrado, com duração aproximada de 20 dias. O fenômeno – conhecido e temido pelos entusiastas da Astrologia – mexe com o dia a dia, produzindo mais travamentos e problemas em sistemas e na Internet, ocorrência de erros, distrações e aumento de remarcações de compromissos. É por isto que a maioria das pessoas não aprecia esta época do ano, que começa na terça-feira (10) e se estende até 03/06.

Contudo, Mercúrio retrógrado tem também suas vantagens, como retorno de pessoas do passado. Volta o interesse em retomar estudos e leituras que foram interrompidos.

Fica a dica de deixar para tomar decisões mais importantes para quando este planeta voltar ao movimento direto, e evitar compras a partir de agora até o início de junho, pois elas podem ser menos acertadas e mais confusas.

Júpiter coloca a cara em Áries nesta terça-feira

Júpiter é um dos regentes de Peixes, e, por isto, o trânsito do astro gigante por este signo funciona muito bem. Foi de 13/05 a 28/07/2021, 29/12/2021 até 10/05/2022 e volta de 28/11 a 20/12/2022. Em todas as passagens por Peixes foi notável a melhora da pandemia, da primeira vez na Europa e da segunda no Brasil. Foi na vigência de Júpiter em Peixes, agora em 2022, que os brasileiros ficaram liberados das máscaras e puderam retomar com mais segurança várias atividades.

Júpiter em Peixes inspira, mas Júpiter em Áries de 10/05 a 28/10/2022 e de 20/12/2022 a 16/05/2023, tem uma outra pegada: não é hora de “lei da atração”, que é a cara de Júpiter em Peixes, e sim, da “lei da ação”, isto é, só se colhe resultados daquilo se tenta. É um posicionamento que pede mais coragem, ousadia, favorecendo pioneirismos, criatividade e começos.

Mais sobre Júpiter em Áries você lê no artigo de previsões astrológicas gerais para 2022.

Sol em quadratura com Saturno: peso, demoras e limitações

A partir de quinta-feira (12), o Sol faz um sextil com Netuno, aspecto que aumenta a intuição e inclina as pessoas a serem mais empáticas. Contudo, no mesmo dia, o Sol também começa a fazer aspecto de tensão com Saturno, com chance de peso, cansaço, pessimismo, limitações financeiras ou físicas, responsabilidades, chatices e enquadramento na realidade. Para alguns, traz problemas com figuras de autoridade, impostos, etc.

Sol/Saturno fica exato no domingo (15), véspera de eclipse lunar, que reverbera por 6 meses. Portanto, algumas situações que emergirão por volta do eclipse poderão reverberar por mais tempo.  A seguir, você tem o vídeo da autora sobre o mapa astral do eclipse 16/05.

Cobranças, cansaço e uma autoestima mais baixa também podem ocorrer por estes dias. Vai ser importante ter paciência, algo saturnino, além de equilíbrio, para lidar com entraves e limites.

Algo que pode ajudar a partir do domingo (15), é que Mercúrio, o planeta da mente, começa um bom contato com o animado e otimista Júpiter, o que ajuda a elevar ânimos que pudessem estar mais baixos. Permite uma visão mais ampla e novas ideias e ângulos.

Final de semana dá início a Marte em conjunção com Netuno

O encontro de Marte com Netuno, a partir do sábado (14), e se estendendo para a próxima semana, é uma combinação um tanto quanto contraditória com o Sol em quadratura com Saturno, que reforça as cobranças e responsabilidades. Responde por aquele nosso lado que “não quer fazer nada”, que gostaria de ficar, literalmente, dormindo, podendo ocasionar também uma baixa na vitalidade, imunidade e vulnerabilidade a viroses.

Além de tudo, traz mais atrapalhos, o que, por sua vez, combina com a retrogradação de Mercúrio. Neste sentido, o Sol em quadratura com Saturno vai pedir aquela paciência que citamos no tópico anterior: se nem tudo pode ser rápido ou na hora que se quer, paciência. Problemas e assuntos mais sérios podem surgir, cobrando o nosso lado mais maduro.

Em termos coletivos, é muito comum que Marte com Netuno traga acidentes com gás e eventos inesperados que fogem ao controle, inclusive envolvendo transmissão de vírus e doenças.

Qual o lado positivo de Marte com Netuno? Tire um tempo de verdade para descansar, relaxar. Atividades como natação, yoga, dança e esportes aquáticos combinam com este aspecto (claro que com cuidado, como não entrar em um “mar mexido” se não houver experiência).

Se você se sentir um tanto desanimado e/ou desvitalizado com Marte/Netuno e Sol/Saturno, refugie-se em um pouco de fantasia, quando for possível, como em filmes fantásticos, de heróis etc. Arte e beleza, afinal, têm tudo a ver com Peixes, onde ocorre a conjunção.

=> Siga a astróloga Vanessa Tuleski no Instagram

Deixe um comenário