História de uma consulta de Astrologia: o sinergia entre cliente e astróloga

Por

A cliente taurina: do desânimo a uma grande virada profissional

Para muita gente, a consulta de Astrologia é um mistério. Muitas imaginam algo semelhante a uma sessão de vidência, em que o astrólogo lê o futuro de maneira inequívoca e irrevogável. Talvez haja astrólogos assim, mas não creio que sejam a maioria. Eu vejo a consulta de Astrologia como um trabalho de orientação, em que vou mostrar ao meu cliente em quais trânsitos e cenário astrológico ele está envolvido, e como lidar com este contexto: o que evitar e cuidar e o que buscar e desenvolver. Por isto, gostaria de contar a história de consultas com uma cliente, que, a seu pedido, será chamada de “Esperança”, em um trabalho que já atravessa sete anos, para que as pessoas conheçam melhor o que pode ser a dinâmica de uma consulta de Astrologia e como ela pode nos despertar ao longo do tempo.  É importante ressaltar que a sinergia entre cliente e astrólogo, o primeiro recebendo uma mensagem e o segundo transmitindo, faz muita diferença neste tipo de trabalho, como vai ficar claro a seguir.

2010: tempos de desmotivação profissional e pessoal para minha cliente

No final de 2010, a taurina Esperança, professora de português e literatura do Ensino Fundamental, marcou consulta comigo. Um traço marcante desta cliente é a força e a transparência com as quais se comunica, que aparecem no seu Mapa Astral com o sincero Marte conjunto ao carismático Vênus em Gêmeos na Casa 1, da identidade e aparência. Esperança não tem papas nas línguas, embora não seja uma “sincericida”, ela se preocupa com o impacto do que diz, mas também preza muito pela verdade e transparência – e fala com a alma.

E foi assim que sentou e contou que atravessava uma fase complicada, de baixa motivacional tanto pessoal quanto profissional. O cenário era difícil, pois Esperança tinha perdido recentemente o pai e ainda reverberava a decepção de um término súbito de um relacionamento com um americano, no qual apostou todas as fichas.   Profissionalmente, também se sentia esgotada, não via perspectivas e pensava em sair do Brasil. Chegou a dizer a dizer que queria “incendiar todos os livros”. Ela conta que, neste momento, eu fiz cara de assustada. E olhe que eu devo ter tentado disfarçar!

Astrologia pode ser luz que mostra a direção quando tudo está no escuro

Contudo, o que estava a favor desta mulher atravessando a parte debaixo da curva da vida? Eu imediatamente percebi uma grande força pessoal que era própria dela, por detrás do desânimo. E notei uma sincera disposição em querer fazer o que fosse possível, mesmo que naquele momento ela não estivesse vendo nada à frente. Estava claro que, com o guerreiro Marte na Casa 1, ela não deixaria de lutar, mas estava faltando uma direção, um para onde ir e o que fazer, que ela veio procurar na Astrologia. Parte do meu trabalho é tentar buscar saídas com a ajuda da Astrologia (e confesso que isto nem sempre é simples ou mágico), então, aventei uma possibilidade que ela não tinha cogitado: “não acho que seja impossível você fazer um mestrado. Tente. Há chances astrológicas aqui!”.

Ela confessou, mais tarde, que saiu achando que eu estaria maluca (e que ainda pensava em deixar o Brasil), mas que deu um voto de confiança, pela pertinência de outras informações que surgiram na consulta. Ela é apaixonada por Astrologia, pois percebe claramente como os ciclos se manifestam em sua vida. A seu pedido, na ocasião prescrevi florais para ela lidar com os sentimentos de descrença, desânimo e ajudá-la a curar as feridas emocionais da última relação. Avisei que deveria tomar a mesma fórmula por vários meses, pois traços de muito tempo estavam implicados naquela situação. E nisso se revelou a virtude da persistência de Touro, signo solar da minha cliente, pois ela prometeu que tomaria por bastante tempo e assim o fez.

Esperança enfrentava trânsitos desafiadores de Netuno, que podem ocasionar dúvidas e desânimo

Em 2010, Esperança estava enfrentando difíceis trânsitos do planeta Netuno, que pode ter o efeito de deixar tudo nebuloso, parecer que tudo será difícil/impossível e fazer com que a pessoa desanime.

Um “trânsito” é uma comunicação/interação, por um determinado período de tempo, de um planeta no céu com um planeta e/ou um ponto do nosso Mapa Natal, podendo trazer desafios ou facilidades. Nosso Mapa está constantemente sendo “transitado”. Cabe ao astrólogo decifrar para seu cliente esta “orquestração” de trânsitos, avisar sobre os mais difíceis, mas também assinalar as oportunidades. E foi o que eu fiz com Esperança, inclusive quanto ao mestrado. O mesmo Netuno, que estava tornando difíceis certos assuntos, estava facilitando uma possível vida acadêmica para a professora.

2011: o começo da virada

Em 2011, o tal “milagre” que era possível no Mapa Astral aconteceu: Esperança teve a aprovação de sua tese de mestrado. A história começou de uma forma muito especial. Ela contou que estava à frente de uma turma muito participativa, que, de acordo com ela, fazia perguntas incríveis. Ela descobriu, mais tarde, que eles faziam parte de um projeto de Filosofia, por isto eram tão instigantes e interessados, que era coordenado por um professor que mais tarde convidou minha cliente a tentar um mestrado. Esperança relatou que o primeiro convite que ela aceitou na verdade não foi do renomado professor, mas sim daquela meninada tão articulada, que a encantou e restituiu o amor à sua carreira!

Em 2012, começaram as aulas de mestrado. Ela confiou, investiu e deu certo! No amor as coisas também andaram, Esperança iniciou um envolvimento à distância. Tudo isto me foi contado um ano depois de nosso primeiro encontro, já na segunda consulta de Esperança. Nestes anos todos, minha fiel cliente não faltou uma única vez. É comum que as pessoas retornem anualmente ou a cada dois anos. Inclusive, como minhas consultas são mistas, isto é, eu tanto posso falar do Mapa Natal como do que está acontecendo nele (aquilo que se conhece como “previsão”), cada vez que a pessoa retorna podemos aprofundar em mais algum aspecto da sua vida e/ou personalidade. Claro que é preciso ter abertura para isto, e esta progressão de autoconhecimento foi acontecendo nas consultas com Esperança. Como eu falei, este é um trabalho em dupla, em parceria.

Fiquei muito feliz quando a vi mais animada nesta segunda consulta, parecia outra pessoa! Em sua Revolução Solar, gerada para maio de 2011, o Sol brilhava na Casa 1, do eu, ajudando Esperança a alavancar a autoestima e a autoconfiança que tinham ficado tão arranhadas nos últimos anos.

2012 e 2013: mestrado de vento em popa!

Em 2012, Esperança pediu licença de seu emprego para se dedicar integralmente ao mestrado. Na nossa consulta, em dezembro deste ano, ela contou que havia terminado com aquele sujeito com quem namorava à distância, já que o relacionamento não evoluía, e que agora namorava um homem com o qual estava se dando bem.

Só havia um problema: e ex-esposa dele não aceitava a nova relação e, com isto, os dois passaram a enfrentar sérios obstáculos. Minha cliente taurina recebia ligações anônimas ameaçadoras e incômodas. A circunstância aparecia em um trânsito que Esperança estava vivendo, de Plutão com a Lua natal, que pode se manifestar de muitas formas (e é isto que o astrólogo tenta mostrar na consulta), seja como um vínculo emocional difícil (a relação com o namorado era boa, mas acabava sendo obstruída por causa da situação com a ex-mulher) até problemas com figuras femininas e questões emocionais intensas. No caso de Esperança, remetia a uma mulher (Lua) claramente obsessiva (Plutão), que estava perturbando o relacionamento afetivo. Urano também transitava sobre a Lua dela, ocasionando um grande nervosismo e instabilidade emocional, e induzindo também a uma ruptura, caso as coisas não se ajeitassem.

Em 2013, a situação se tornou insustentável. O namorado se mostrava omisso para resolver os impasses com firmeza e negava que o problema estivesse acontecendo. Sentindo-se atormentada e sem apoio, Esperança terminou o relacionamento. Desde então, o ex-namorado aparece de tempos em tempos pedindo para reatar, mas ela perdeu a confiança. Além disso, é muito difícil convencer um taurino a investir em algo, depois que ele já tentou de tudo. É um signo do ritmo Fixo, que custa a “desinvestir”, mas que, quando o faz, é em caráter definitivo.

Esperança voltou, assim, sua garra para os estudos, visto que o mestrado seria defendido em março de 2014. Plutão fazia um trânsito favorável com o Meio-do-Céu, ponto astrológico relacionado à carreira, indicando tanto determinação quanto transformação no que se referia ao âmbito profissional. O planeta também estava em harmonia com Mercúrio natal, que rege os trabalhos intelectuais. A aluna do mestrado, então, mergulhou de corpo e alma (algo ligado ao bom uso de Plutão), aproveitando a capacidade que tinha para se dedicar com seriedade a trabalhos intelectuais. Mercúrio é o regente do Ascendente em Gêmeos de Esperança (o que a faz ser comunicativa e expressiva, além de Vênus e Marte na Casa 1) e está na Casa 12 do seu Mapa, que tem conexão com o mundo do inconsciente, linguagens simbólicas, pesquisas e bastidores. Faz conjunção com Saturno, o que mostra a capacidade que ela tem de trabalhar duro e lapidar ao máximo o que executa.

2014 a 2017: a consagração

Em março de 2014, com Júpiter transitando no céu em Câncer, Esperança defendeu sua dissertação de mestrado.  Este trânsito se fez muito presente, pois ela explanou sua tese com emoção (Câncer), envolveu e emocionou todos que assistiram! Era a merecida consagração da professora que, três ou quatro anos atrás, não achava mais que havia como crescer profissionalmente e se sentia desmotivada. Foi um momento de grande realização em sua vida. Júpiter passava na Casa do dinheiro no seu Mapa, mostrando também o incremento no salário que esta conquista teria.

E no amor? Uma pessoa inesperada do seu círculo (isto tinha aparecido como uma possibilidade no Mapa!) se mostrou apaixonada pela expressiva professora, que, no entanto, ficou em dúvida sobre como levar a situação, que podia ser mantida confortavelmente como estava ou evoluir com algum risco. Por conta de um aspecto em seu Mapa Astral que por vezes torna difícil efetivar os relacionamentos com os homens (vide todo um histórico ligado a isto), a história começou de forma intensa, mas platônica. Ele sente muito ciúme de Esperança, mas não faz nada de concreto para se aproximar. Depois de tentar em vão esclarecer a situação, minha cliente, agora, está deixando rolar. O episódio já tem três anos.

2017: um novo processo difícil

E 2017, Esperança descobriu um problema ovariano, em sincronicidade com o intenso Ascendente em Escorpião em sua Revolução Solar (Mapa anual de aniversário), sendo que é este o signo da Casa da Saúde do Mapa de Esperança. O cisto, de 15 cm, estava provocando muita dor. Minha cliente passou por uma cirurgia difícil, na qual teve hemorragia interna. Mas, forte e guerreira como é, agora está recuperada. Ela me pediu uma fórmula floral um pouco antes da cirurgia e eu considerei toda a situação que envolveria medo, nervosismo e também necessidade de ajuda para uma recuperação mais rápida. É prazeroso passar floral para ela, que realmente faz uso, não deixa esquecido, e ano após ano eu vejo transformações acontecendo nela e em sua vida.

Quando conversamos, em consulta, sobre a cirurgia que faria, eu mencionei que Escorpião muitas vezes nos faz precisar encarar certas questões e, por isto, tê-lo no Ascendente de uma Revolução Solar pode trazer desafios, mas também induz para que se faça limpezas e revisões em questões interiores.

Esperança sabe que profissionalmente é uma vencedora, por sua persistência e pela virada que deu. Ela pensa em começar um doutorado, mas não sabe se será possível em razão do contexto de crise do país. Minha cliente ama o que faz em um país que não dá o devido valor financeiro ao ensino e à formação. Mas isto não faz com que perca seu brilho como pessoa e profissional. O mestrado abriu portas e, a partir dele, a professora se envolveu com um projeto educacional transformador e que mudou também a sua vida. Isto ficou marcado por um longo trânsito de Netuno ao seu Meio-do-Céu: Netuno ou desanima ou nos coloca em sintonia com os nossos sonhos e ideais. No caso dela, acabou sendo claramente o segundo!

E no amor? É ali que Escorpião continua fazendo a sua limpeza. Minha cliente continua trabalhando internamente nesta área, que é o “calcanhar de Aquiles” de muita gente. Bem de acordo com aquele ditado “brasileiro não desiste nunca” – e taurinos também não!

Como cliente, eu tenho imenso apreço por ela. Alegra-me quando a vejo cruzando minha sala de atendimento, pois a consulta é sempre profunda, criativa, produtiva e, como falei, gosto de seu carisma e sinceridade desde o começo. Além disso, há clientes que ajudam o astrólogo a fazer uma maior conexão com o conteúdo que precisa transmitir, e este é o caso dela. Em uma consulta podemos ir fundo, perseguir insights, ideias, abrir possibilidades e trabalhar o desenvolvimento pessoal. Há abertura para tudo isto.

Os frutos de um duradouro e feliz trabalho astrológico

Esperança é uma pessoa interessante, tem uma vida igualmente interessante e usa a Astrologia como um instrumento sagrado para se guiar e se aprimorar. Ao mesmo tempo, eu tento ser uma intérprete que não interfira, mas mostre possibilidades, em um trabalho conjunto que acontece ano após ano, e que, por isto, pode ser muito terapêutico e bonito. Ainda quero ver muitas conquistas de Esperança (*). Que alguém se apaixone pela pessoa e mulher carismática e amorosa que ela é, mas que desta vez não seja algo difícil, platônico, impossível. Ela já moveu moinhos de vento na carreira, então continuo apostando todas as minhas fichas nela!

(*) Este apelido foi dado para a minha cliente por uma criança colombiana.

Escrito em agosto/2017.

Deixe um comenário