Origem
Um dos primeiros usos da Astrologia foi o determinar o momento de coroações, invasões e outras importantes tomadas de decisão. Os astrólogos escolhiam meticulosamente o momento que lhes parecia mais propício. Também traçavam mapas para os seus reis, prevendo sucesso, longevidade ou, ao contrário, um governo fraco e inexpressivo.
Empresas não são como nações, mas ao examinarmos o mapa de empresas poderosas poderemos encontrar algumas razões para o seu sucesso. Porém, se os dados de indivíduos famosos muitas vezes são expostos, permitindo-se que seus mapas astrais sejam traçados, o mesmo não ocorre com as empresas. Primeiro porque talvez não houvesse interesse em divulgar esses dados, e, segundo, porque muitas pessoas não sabem quando uma empresa passou a existir. Seria na sua data de constituição? Ou no dia em que se dá entrada na papelada?
A data da constituição ou da entrada da papelada equivale ao momento de gestação da empresa, ou de concepção, se preferir. E a data de inauguração equivale ao nascimento da empresa. Enquanto ela está no papel, ela só existe legalmente, mas a partir de sua inauguração, mesmo que ninguém ponha os pés na loja ou no escritório, ela nasceu aos olhos do mundo.
Mapa Empresarial Eletivo
A Astrologia que visava escolher o momento certo para que um evento ocorresse chama-se Astrologia Eletiva. Eletiva no sentido de eleger uma data e hora que potencializem esse evento.
O Mapa Empresarial Eletivo é a escolha do horário certo para aquela empresa. Por exemplo, se desejo inaugurar uma empresa de informática, seria muito adequado que escolhesse um dia em que a Lua estivesse em Aquário (signo da tecnologia) ou outro signo do Ar, pois a informação seria algo muito importante para essa empresa. Já se desejo constituir uma imobiliária, tenho que ter Câncer e Touro enfatizados. Câncer porque é o signo dos imóveis, e Touro porque rege a estabilidade.
No caso de uma boutique ou loja de roupas, seria um tanto estranho se eu a inaugurasse em um dia de Lua em Escorpião, pois este signo rege as coisas profundas, da mente, e não as coisas materiais, e também não as coisas mais leves. Talvez eu tivesse muitos conflitos dentro da loja por causa do clima lugar. A Lua em Áries também seria uma escolha um tanto estranha para a estréia de um restaurante, pois talvez a comida fosse preparada às pressas, a menos que o meu restaurante fosse um fast food!
Porém, não é só a Lua que importa na hora de escolher uma data para abrir uma nova empresa e impulsioná-la para o sucesso, embora ela seja de fato um fator muito importante. Você verá isso melhor no artigo sobre Astrologia Eletiva. Nesse momento, esse assunto foi abordado para que você saiba que a Astrologia também serve para escolher datas para a inauguração de um empreendimento.
Qual seria a vantagem disso? A primeira vantagem é óbvia: você ESCOLHEU esse horário, portanto conhece de antemão que forças e fraquezas a sua empresa poderá ter. A segunda vantagem é que, ao ter a chance de escolher, você pode FAZER O MELHOR possível, coisa que não acontece quando você já inaugurou uma empresa sem saber que fatores astrológicos atuavam em sua abertura.
Ao se escolher o mapa mais adequado para uma empresa, é preciso se compreender inteiramente o seu ramo de negócios. Por exemplo, uma escola todos compreendem, mas uma empresa de consultoria talvez exija mais pesquisa. No caso, o cliente precisa explicar muito bem ao astrólogo qual é o ramo do seu negócio e quais as características desse ramo. Por exemplo, uma empresa de consórcio tem necessariamente de transmitir confiabilidade, item que seria muito menos importante no caso de uma livraria.
Análise de Mapas de Empresas
O mapa de uma empresa é analisado exatamente como o mapa de uma pessoa. Assim, o Ascendente mostra o início da empresa e a maneira como ela se lançará nas coisas, se terá tendências conservadoras ou inovadoras, por exemplo. Aqui também é preciso haver uma adequação. Por exemplo, empresas que necessitem de uma certa rapidez e um alto grau de adaptabilidade vão funcionar muito melhor se o Ascendente for Mutável.
Tal como o mapa de uma pessoa, potencialidades e aspectos a serem corrigidos podem ser vistos com clareza. Por exemplo, se a empresa tiver uma sexta casa, dos serviços e empregados, fortalecida, ela poderá ter uma equipe dinâmica e afinada. Porém, se a terceira casa, da comunicação, estiver com problemas, os papéis podem sumir, alguém pode dizer uma coisa e O outro entender diferente ou a empresa pode ser confusa no telefone com os seus clientes. Nesse caso, tal como uma pessoa, ela teria que procurar desenvolver essa área, corrigi-la, trabalhá-la.
Outra coisa que pode ser feita com o mapa de empresas é uma previsão. Trânsitos sobre os planetas da empresa podem significar momentos positivos ou negativos. Assim, se a sua empresa tem um mapa que a leva ao sucesso, o fato de estar passando por uma fase ruim pode estar identificado em algum trânsito. E o que fazer com essa fase ruim? Duas coisas: a primeira é saber que é uma fase. A segunda é ver o que é deve ser feito em função do trânsito que está acontecendo. Por exemplo, trânsitos importantes de Saturno podem indicar que algumas coisas precisam ser reformuladas e talvez até enxugadas.
Pelo mapa da empresa, também é possível perceber certas tendências, que podem ser corrigidas por se ter este conhecimento. Por exemplo, uma empresa pode ser ótima, dinâmica, oferecer um produto exclusivo e ter um marketing agressivo. Mas talvez os sócios dessa empresa insistam em sangrá-la, sugando todos os lucros que ela gera. Enquanto está tudo indo às mil maravilhas esse desvio pode ser tolerado, porém, mais tarde, em um momento de crise, poderá faltar caixa para suportar uma fase de baixa, por exemplo, ou uma crise que venha de fora.
Existem empresas voltadas ao sucesso ou fadadas ao fracasso?
Há várias maneiras de responder a essas perguntas. Vamos começar pelo fracasso. Suponha que seu pai resolva abrir uma empresa para você. Por algum motivo você não quer isso: não se sente motivado, não gosta do ramo de negócios escolhido ou simplesmente não se entende com o seu pai. Não importa. Já existe uma semente para o fracasso nessa atitude, e não será surpresa se a sua empresa for inaugurada em um mau horário, que justamente reflita a sua falta de interesse pelo negócio.
Agora vamos imaginar uma situação mais positiva. Você tem muito pique, gosta do ramo da sua empresa e deseja o sucesso. As chances de que você escolha um horário adequado, mesmo de forma inconsciente, são maiores.
Porém, respondendo à pergunta, sim, existem empresas inauguradas em horários muito propícios. Muitas vezes, estes horários também tem uma boa combinação com um mapa que vá ser importante para a empresa. Por exemplo, um empreendimento cuja idéia seja estar em todo o território nacional pode ter isto ajudado se houver contatos importantes entre o mapa dela e o mapa astral do Brasil, que é o território que ela pretende dominar.
E existe empresas fundadas em horários ruins? Depende, se eu preciso de resultados imediatos, talvez não seja uma boa idéia inaugurar com Saturno no Ascendente, porque Saturno indica algo que vai demorar para se estabelecer, embora, quando se estabelecer, vá ser uma coisa duradoura. Mas até lá a empresa que deveria ter sido mais ágil já poderá ter fechado. Há outros fatores além desse que podem complicar as coisas. Daí o fato de se escolher horários fazer diferença.
Há firmas cujos mapas refletem características contrárias ao seu ramo de negócios. Vamos tomar como exemplo uma papelaria que foi fundada com Ascendente e Lua em Touro. Qual deve ser a característica de uma papelaria? Constante mudança, agilidade, novidades. As pessoas não vão em papelaria só para comprar um caderno, as pessoas vão para ver novidades e levar algumas coisas extras também. No caso desta papelaria, havia uma imutabilidade que não favorecia os negócios. Além disso, o fixo Ascendente em Touro fez com que durante muito tempo ela ficasse em estado de subexistência, já que havia uma dificuldade em terminá-la (Touro conserva) e, mesmo, vendê-la.
A Lua também estava em Touro: seus proprietários pareciam ser bastante contrários em adquirir vários produtos da moda, que são os que atraem público. Ao invés disso, sua séria e bem provida papelaria parecia carecer de artigos atraentes, que convidasse as pessoas a ir lá várias vezes. Havia uma grande inadequação entre a mentalidade dos donos e o negócio em si. A característica do mapa em questão, muito voltada para os artigos de qualidade e durabilidade, combinaria muito mais com uma loja de materiais de construção (Touro!) do que com uma papelaria.
Ao analisar o mapa da minha empresa, um astrólogo pode prever o sucesso dela?
A resposta para essa pergunta é Sim e Não. Sim, porque ele pode sentir um bom potencial, muitos fatores favoráveis, uma grande adequação do mapa ao ramo da empresa, etc. E não porque a Astrologia trabalha principalmente com potenciais. Muitas vezes, alguém tem uma excelente empresa nas mãos, mas pode ser inescrupuloso, prejudicando-a. Além disso, prever o sucesso permanente de um empresa seria o mesmo que pegar o mapa de duas pessoas e dizer que ficariam casadas para sempre. Isso porque, ao contrário do que se pensa, o livre arbítrio influi muito na Astrologia. Por exemplo, um casal pode ter diversos pontos de entendimento, muita harmonia, mas pode não saber trabalhar uma dificuldade específica, e essa dificuldade pode decretar o final de relacionamento.
O mesmo ocorre com a empresa. Ela pode ter uma grande vocação para o sucesso, mas ela também tem seus pontos fracos a serem trabalhados. Apesar de não poder prever o sucesso absoluto e perene (não seria pedir demais?), a Astrologia pode ser de grande valia para determinar esses pontos fracos e reforçar os fortes. E também para apontar períodos de crise e crescimento, tal qual para um indivíduo!